Ansiedade e Excesso de Informação: Como o Be On Pode Ajudar
"Ansiedade" foi eleita a palavra do ano no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo IDEIA e PiniOn, que revelou que 22% dos brasileiros mencionaram o termo como o mais significativo de 2024. Esse dado nos convida a uma reflexão que exploraremos neste post.


"Ansiedade" foi eleita a palavra do ano no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo IDEIA e PiniOn, que revelou que 22% dos brasileiros mencionaram o termo como o mais significativo de 2024.
Esse dado nos convida a uma reflexão que exploraremos neste post.
Em 2010, o Instagram nasceu com o objetivo simples de compartilhar fotos. Hoje, ele evoluiu para uma plataforma multifacetada, onde compartilhamos praticamente tudo: momentos do dia a dia, notícias, opiniões, entretenimento, anúncios e até conteúdos sensíveis. Da mesma forma, o WhatsApp, inicialmente concebido como uma ferramenta de comunicação rápida, tornou-se um espaço para grupos, debates políticos, disseminação de fake news, resolução de problemas familiares e até ferramenta de segurança.
Nesse contexto, o Be On nasceu em 2018 com uma missão clara e objetiva: construir redes comunitárias, empresariais, de bairro e familiares de segurança colaborativa. Passados sete anos desde sua criação, temos orgulho em dizer que permanecemos fiéis a esse propósito.
O Excesso de Informação e Seus Impactos: Ansiedade e Prevenção
Mas o que as mídias digitais, o aplicativo Be On, ansiedade e prevenção têm em comum? A resposta está no excesso de informação. A sobrecarga de dados e a falta de foco estão diretamente ligados ao aumento dos níveis de ansiedade.
Muitas vezes, pessoas prevenidas são confundidas com ansiosas por se preocuparem com o que ainda não aconteceu. No entanto, é exatamente o oposto. A prevenção traz mais controle sobre as situações e, por consequência, reduz a ansiedade. Já o ansioso sofre pela incapacidade de gerenciar o turbilhão de preocupações e informações. Podemos adaptar o ditado popular dizendo: se o seguro morre de velho, o ansioso morre prematuro.
Assim, no meio desse caos informacional, o foco é um bem precioso que estamos perdendo, contribuindo para que a palavra ansiedade seja uma das mais citadas atualmente.
Não Condenamos as Mídias Sociais, Mas Alerta é Necessário
Não estamos aqui para criticar as redes sociais digitais. Pelo contrário, elas têm um papel importante em nossas vidas e relações. No entanto, é essencial refletir sobre a utilidade e o propósito de cada ferramenta.
Grupos de Segurança no WhatsApp x Be On
Grupos de segurança no WhatsApp, por exemplo, podem ser muito úteis quando possuem regras claras e bem definidas. Contudo, há limitações. A falta de escala, geolocalização e uma gestão centralizada de dados tornam o WhatsApp menos eficiente para a construção de redes de segurança.
O Be On, por outro lado, foi desenvolvido para superar essas limitações. Quando um alerta é emitido no aplicativo, ele é registrado permanentemente no mapa, construindo um banco de dados específico para aquela região. Além disso, o alerta notifica, em tempo real, pessoas próximas ou que tenham registrado a área em seu “radar” – veja aqui como registrar o seu radar no app Be On. Essa funcionalidade torna o Be On uma ferramenta de segurança verdadeiramente colaborativa e eficiente.
Em um mundo cada vez mais digital e cheio de distrações, é fundamental saber quais ferramentas utilizar para cada necessidade. Enquanto as redes sociais têm seu valor, o Be On foi projetado com um objetivo específico: proporcionar segurança colaborativa de forma eficaz e organizada.
E você, já conhece o potencial da nossa ferramenta gratuita, preventiva e colaborativa?
Que tal aproveitar o início deste novo ano para repensar o verdadeiro propósito dos inúmeros aplicativos no seu celular? Filtrar o que realmente importa traz foco, e o foco faz bem — seja para sua saúde, para a segurança do seu bairro ou para o bem-estar da sua família.
Desejamos a você um feliz ano novo, repleto de saúde, segurança e momentos significativos.
Boas festas!
Equipe Be On e Squadra Gestão de Riscos


